Com o crescente sucesso do segundo single, já chegando aos
primeiros lugares das paradas de sucesso, George Martin pensou
em gravar "Please Please Me", o álbum de estréia dos Beatles,
ao vivo no Cavern Club, mas acabou desistindo da idéia devido
às péssimas condições técnicas. O álbum inteiro acabou sendo
gravado em estúdio no dia 11 de fevereiro de 1963 e misturava
covers como "Twist and Shout" e "Chains" a novas canções de
Lennon & McCartney entre elas "I Saw Her Standing There",
"Misery" e "Do You Want To Know A Secret ?"
Foram reservadas duas sessões de gravação, uma pela manhã,
e outra à tarde. George Martin achava que seria o tempo
suficiente para os trabalhos, pois as músicas já eram tocadas
há muito tempo e eles bem as conheciam.
Como nesta época o equipamento de gravação da EMI era de
apenas 2 canais, Martin poderia usar uma trilha para o instrumental
e outra para os vocais.
1a. Sessão de Gravação (das 10 às 13horas)
A primeira música a ser gravada foi uma noca composição da
dupla Lennon & McCartney, "There's A Place". Começaram com
muitos erros nos vocais, especialmente por parte de Paul. Ao final.
a trilha instrumental ficou ok. George Martin liberou a outra trilha
para que gravassem vocais e a harmônica de John.
A segunda música já fazia parte dos shows do grupo, "Seventeen",
reintitulada "I Saw Her Standing There" mostrou-se dificil de
gravar, pois os vocais e o instrumental não casavam nos andamentos, Paul e John erraram diversas vezes os vocais e George
não definia um solo para a música. Perderam todo o final da manhã
para conseguirem uma boa trilha instrumental. Novamente Martin
liberou a outra trilha para os vocais definitivos e solo de George.
2a. Sessão de Gravação (das 14:30 às 17:30horas)
A primeira nesta sessão foi "A Taste of Honey", muito tocada nos
shows.
A segunda foi "Do You Want To Know A Secret ?", chance de
George cantar uma canção feita por John. Ficou pronta em 8 takes,
sendo que os dois últimos takes foram gravados numa trilha em
separado, para que George dobrasse os vocais.
"Misery" era outra música nova, e por isso levou 11 takes para
ficar pronta. John e Paul erraram muito nos vocais. A guitarra de
George não ficou bem colocada.
Os Beatles tiveram que iniciar outra sessão não programada, pois
ainda restava gravar cinco músicas.
3a. Sessão de Gravação (das 19:30 às 22horas)
Gravaram "Hold Me Tight", outra música muito tocada em seus
shows, e que mostrou-se bastante complicada. Foi abandonada
após 13 takes. Em seguida gravaram "Anna (Go To Him)", cujo
instrumental ficou pronto em 2 takes, após os quais gravaram os
vocais de uma só vez. "Boys", foi gravada ao vivo no estúdio,
com Ringo fazendo um excelente vocal.
George voltou a cantar em "Chains", com 2 takes dedicados aos
vocais e a harmônica de John.
Para finalizar, os Beatles gravaram "Baby It's You", na qual John
fez o vocal, com George e Paul nos vocais de fundo.
Fizeram um intervalo para discutir qual seria a última música a
ser gravada, pois "Hold Me Tight" fora descartada. Escolheram
"Twist and Shout". O problema é que esta música exigia muito e
John estava praticamente sem voz, a solução foi chupar pastilhas
para a garganta e fazer gargarejo com leite morno.
Após o primeiro take, George Martin tentou gravá-la novamente,
pois não gostara muito do final e ainda porque John tossira logo
quando a música terminou. O que se ouve no disco é um "Twist
and Shout" ao vivo, com John de garganta inflamada, arrasando
sua voz, e gravando a mais famosa versão da música.
"Pleease Please Me" foi lançado na Inglaterra no dia 22 de março
de 1963 e entrou em nono lugar entre os mais vendidos.
sábado, 3 de março de 2012
quinta-feira, 1 de março de 2012
Segundo Single - Please Please Me (1963)
Os Beatles gravaram o segundo single numa única sessão, entre
as 19hs e as 22hs do dia 26 de novembro de 1963, começando
pela música de John que ficara reprovada na sessão do dia 11
de setembro, "Please Please Me, agora com um novo arranjo
mais rápido e com mais ritmo. A gravação do vocal foi difícil,
com muitos erros e inversões de frases por parte de John, e a
edição da gaita também provou ser uma tarefa árdua, exigindo
a gravação de 18 takes até a perfeição. Ao final, George Martin
ficou tão satisfeito que anunciou ao microfone que o grupo
acabara de gravar o primeiro sucesso de verdade.
Para o lado B, o grupo gravou duas músicas opcionais: a balada
"Ask Me Why", de John, em apenas 6 takes, e "Tip Of My
Tongue", muito fraca e logo descartada em favor da primeira.
O grupo mal acabara de gravar o segundo single, quando o New
Musical Express encerrou o mês anunciando que eles gravariam,
em breve, um álbum ao vivo no Cavern Club. Na verdade, esta
era a idéia original de George Martin para o primeiro álbum dos
Beatles, com o título provisório de "Off The Beatle Track".
as 19hs e as 22hs do dia 26 de novembro de 1963, começando
pela música de John que ficara reprovada na sessão do dia 11
de setembro, "Please Please Me, agora com um novo arranjo
mais rápido e com mais ritmo. A gravação do vocal foi difícil,
com muitos erros e inversões de frases por parte de John, e a
edição da gaita também provou ser uma tarefa árdua, exigindo
a gravação de 18 takes até a perfeição. Ao final, George Martin
ficou tão satisfeito que anunciou ao microfone que o grupo
acabara de gravar o primeiro sucesso de verdade.
Para o lado B, o grupo gravou duas músicas opcionais: a balada
"Ask Me Why", de John, em apenas 6 takes, e "Tip Of My
Tongue", muito fraca e logo descartada em favor da primeira.
O grupo mal acabara de gravar o segundo single, quando o New
Musical Express encerrou o mês anunciando que eles gravariam,
em breve, um álbum ao vivo no Cavern Club. Na verdade, esta
era a idéia original de George Martin para o primeiro álbum dos
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
Os Bootlegs Dos Beatles - Segunda Parte
Alguns Bootlegs dos Beatles Importantes:
- Decca Tapes
- Please Me Do (duplo)
- Please Please Me Sessions (duplo)
- One Before 911 (duplo)
- Please Please Me DeLuxe Vol.1
- Please Please Me DeLuxe Vol.2
- With The Beatles Studio Sessions
- With The Beatles Alternate
- A Hard Day's Night Studio Sessions Vol.1 (duplo)
- A Hard Day's Night Studio Sessions Vol.2 (duplo)
- An Easy Day's Night (Obsolete Stereo)
- The Beatles For Sale Studio Sessions (duplo)
- Another Tracks Of Beatles For Sale
- The Alternate Beatles For Sale (duplo)
- Every Little Things
- Help ! Sessions
- Help ! Digital Sound
- Help ! DeLuxe Edition Vol.1
- Help ! DeLuxe Edition Vol.2
- Songs For Eleanor (duplo)
- Rubber Soul Recording Sessions (box com 4 Cds)
- Rubber Soul Digital Sound (duplo)
- Soul Sessions (duplo)
- Alternate Rubber Soul Versions
- Rubber Sounds (Alternate Stereo & Remixes)
- Rubber Soul Recording Sessions (duplo)
- Revolver Digital Sound
- Revolver DeLuxe Edition Vol.1
- Revolver DeLuxe Edition Vol.2
- Revolving (duplo)
- The Alternate Revolver
- The Revolver Sessions (box com 4 Cds)
- Abracadabra (duplo)
- Revolver Rains Again
- It's Not Too Bad
- Sgt.Pepper's Digital Sound
- Sgt.Pepper's DeLuxe Edition (Multitracks)
-Sgt.Pepper's DeLuxe Edition (Sessions)
- Sgt.Pepper's Naked (triplo)
- Alternate Sgt.Pepper's Versions
- Sgt.Pepper's Era Sessions And More
- Desconstructive Pepperland (duplo)
- Sgt.Pepper's Rockband Remixes
- Magical Mystery Demos
- Magical Mystery Tour Digital Sound
- Magical Mystery Tour DeLuxe Edition Vol.1
- Magical Mystery Tour DeLuxe Edition Vol.2
- Magical Mystery Tour Sessions
- Esher Demos
- The 1968 Demos
- White Albumn Digital Sound (duplo)
- Essential White Album (Anthology Mixes)
- White Album Sessions (triplo)
- Whitology (duplo)
- White Album Remixes (triplo)
- The Alternate Yellow Submarine
- Kaleidoscope (duplo)
- The Lost Pepperland
- Another Side Of Yellow Submarine (duplo)
- The Alternate Abbey Road
- BRG Abbey Road Remix (duplo)
- The Last Year (duplo)
- The Other Way Of Crossing Abbey Road
- Abbey Road DeLuxe Edition (Sessions)
- Abbey Road DeLuxe Edition (Mixes)
- The Forgotten Abbey Road Sessions (duplo)
- Get Back To Let It Be
- The Get Back Journals Vol.1 (box com 4 Cds duplos)
- The Get Back Journals Vol.2 (box com 4 Cds duplos)
- Let It Be (Other Mixer)
- Black Album (duplo)
- Codename Russia (duplo)
- Behind Closed Doors (duplo)
- The Complete Rooftop Concert
- Alternate Hey Jude Album
- Alternate Past Masters Vol.1
- Alternate Past Masters Vol.2
- Alternate One
- Swedish Radio Show 1963
- Live In Melbourne 1964
- Sunday Nught At The London Palladium 1964
- Clandestic Park 1965
- Live At Shea Stadium 1965
- Live In Munich Kronecircus 1966
- Fine Nights In A Judo Arena (Budokan 1966)
- Sessions
- Acetates
- Studio Mystery Tracks (box com 8 Cds)
- Magical Mystery Mixes (18 Cds)
- The Complete Christmas Album
- The Acoustic Submarine (duplo)
- The Complete Home Recordings 1967-1968
- Tuned For A Natural (box com 5 Cds)
- Telecasts (box com 5 Cds)
- Rough Notes
- Hollywood Bowl Complete Concerts 1964-1965 (duplo)
- John Barrett's Cassete Dubs (box com 8 Cds)
- It's All In The Mind Y'Know
- Decca Tapes
- Please Me Do (duplo)
- Please Please Me Sessions (duplo)
- One Before 911 (duplo)
- Please Please Me DeLuxe Vol.1
- Please Please Me DeLuxe Vol.2
- With The Beatles Studio Sessions
- With The Beatles Alternate
- A Hard Day's Night Studio Sessions Vol.1 (duplo)
- A Hard Day's Night Studio Sessions Vol.2 (duplo)
- An Easy Day's Night (Obsolete Stereo)
- The Beatles For Sale Studio Sessions (duplo)
- Another Tracks Of Beatles For Sale
- The Alternate Beatles For Sale (duplo)
- Every Little Things
- Help ! Sessions
- Help ! Digital Sound
- Help ! DeLuxe Edition Vol.1
- Help ! DeLuxe Edition Vol.2
- Songs For Eleanor (duplo)
- Rubber Soul Recording Sessions (box com 4 Cds)
- Rubber Soul Digital Sound (duplo)
- Soul Sessions (duplo)
- Alternate Rubber Soul Versions
- Rubber Sounds (Alternate Stereo & Remixes)
- Rubber Soul Recording Sessions (duplo)
- Revolver Digital Sound
- Revolver DeLuxe Edition Vol.1
- Revolver DeLuxe Edition Vol.2
- Revolving (duplo)
- The Alternate Revolver
- The Revolver Sessions (box com 4 Cds)
- Abracadabra (duplo)
- Revolver Rains Again
- It's Not Too Bad
- Sgt.Pepper's Digital Sound
- Sgt.Pepper's DeLuxe Edition (Multitracks)
-Sgt.Pepper's DeLuxe Edition (Sessions)
- Sgt.Pepper's Naked (triplo)
- Alternate Sgt.Pepper's Versions
- Sgt.Pepper's Era Sessions And More
- Desconstructive Pepperland (duplo)
- Sgt.Pepper's Rockband Remixes
- Magical Mystery Demos
- Magical Mystery Tour Digital Sound
- Magical Mystery Tour DeLuxe Edition Vol.1
- Magical Mystery Tour DeLuxe Edition Vol.2
- Magical Mystery Tour Sessions
- Esher Demos
- The 1968 Demos
- White Albumn Digital Sound (duplo)
- Essential White Album (Anthology Mixes)
- White Album Sessions (triplo)
- Whitology (duplo)
- White Album Remixes (triplo)
- The Alternate Yellow Submarine
- Kaleidoscope (duplo)
- The Lost Pepperland
- Another Side Of Yellow Submarine (duplo)
- The Alternate Abbey Road
- BRG Abbey Road Remix (duplo)
- The Last Year (duplo)
- The Other Way Of Crossing Abbey Road
- Abbey Road DeLuxe Edition (Sessions)
- Abbey Road DeLuxe Edition (Mixes)
- The Forgotten Abbey Road Sessions (duplo)
- Get Back To Let It Be
- The Get Back Journals Vol.1 (box com 4 Cds duplos)
- The Get Back Journals Vol.2 (box com 4 Cds duplos)
- Let It Be (Other Mixer)
- Black Album (duplo)
- Codename Russia (duplo)
- Behind Closed Doors (duplo)
- The Complete Rooftop Concert
- Alternate Hey Jude Album
- Alternate Past Masters Vol.1
- Alternate Past Masters Vol.2
- Alternate One
- Swedish Radio Show 1963
- Live In Melbourne 1964
- Sunday Nught At The London Palladium 1964
- Clandestic Park 1965
- Live At Shea Stadium 1965
- Live In Munich Kronecircus 1966
- Fine Nights In A Judo Arena (Budokan 1966)
- Sessions
- Acetates
- Studio Mystery Tracks (box com 8 Cds)
- Magical Mystery Mixes (18 Cds)
- The Complete Christmas Album
- The Acoustic Submarine (duplo)
- The Complete Home Recordings 1967-1968
- Tuned For A Natural (box com 5 Cds)
- Telecasts (box com 5 Cds)
- Rough Notes
- Hollywood Bowl Complete Concerts 1964-1965 (duplo)
- John Barrett's Cassete Dubs (box com 8 Cds)
- It's All In The Mind Y'Know
Os Bootlegs Dos Beatles - Primeira Parte
No começo dos anos 70, começaram a aparecer os primeiros discos
bootlegs dos Beatles. Como a perspectiva dessas gravações raras
saírem oficialmente parecia remotas, os fãs passaram a pagar fortunas por cópias desses discos, normalmente prensadas em
tiragem limitadas de no máximo mil cópias.
Na segunda metade da década de 80, a pirataria se sofisticou e
entrou de sola na era CD, com lançamentos de uma qualidade
sonora e de apresentação comparáveis, se não superiores, ao de
discos oficiais. Um bom exemplo é a caixa de nove Cds "The
Complete BBC Sessions", ou mesmo os Cds simples "Sessions"
e "Celluloid Rock". Para a felicidade dos fãs, os preços se
reduziram a valores mais compatíveis com os bolsos de todos,
além desses discos serem encontrados com maior facilidade. A
principal origem dessa pirataria é a Itália, onde uma legislação
com brechas permitiu o lançamento desses discos sem problemas
legais. Várias das gravações incluídas nos Cds "Live At The BBC"
e "Anthology" já eram conhecidas a muito tempo por aqueles que
sempre investiram na pirataria.
São várias as origens dos materiais contidos nos discos bootlegs
dos Beatles.
Um manancial que parece iuesgotável consiste nas inúmeras horas
de gravações feitas no início de 69 em função do projeto filme
"Let It Be". Além de incontáveis versões alternativas para as
faixas que fazem parte da trilha original desse filme, também
existem músicas nunca gravadas oficialmente pela banda, rascunhos, canções inacabadas e muito papo entre os quatro músicos.
Durante a gravação de seus discos, os Beatles às vezes deixavam
algumas canções de lado, e fitas com essas músicas caíram nas
mãos da pirataria. Há curiosidades, como canções que começaram
a ser trabalhadas pelos Beatles e que no entanto só saíram oficialmente em discos individuais de John< Paul e George após a
separação da banda, como por exemplo "All Things Must Pass",
"Not Guilty", "Teddy Boy" e "Oh ! My Love".
bootlegs dos Beatles. Como a perspectiva dessas gravações raras
saírem oficialmente parecia remotas, os fãs passaram a pagar fortunas por cópias desses discos, normalmente prensadas em
tiragem limitadas de no máximo mil cópias.
Na segunda metade da década de 80, a pirataria se sofisticou e
entrou de sola na era CD, com lançamentos de uma qualidade
sonora e de apresentação comparáveis, se não superiores, ao de
discos oficiais. Um bom exemplo é a caixa de nove Cds "The
Complete BBC Sessions", ou mesmo os Cds simples "Sessions"
e "Celluloid Rock". Para a felicidade dos fãs, os preços se
reduziram a valores mais compatíveis com os bolsos de todos,
além desses discos serem encontrados com maior facilidade. A
principal origem dessa pirataria é a Itália, onde uma legislação
com brechas permitiu o lançamento desses discos sem problemas
legais. Várias das gravações incluídas nos Cds "Live At The BBC"
e "Anthology" já eram conhecidas a muito tempo por aqueles que
sempre investiram na pirataria.
São várias as origens dos materiais contidos nos discos bootlegs
dos Beatles.
Um manancial que parece iuesgotável consiste nas inúmeras horas
de gravações feitas no início de 69 em função do projeto filme
"Let It Be". Além de incontáveis versões alternativas para as
faixas que fazem parte da trilha original desse filme, também
existem músicas nunca gravadas oficialmente pela banda, rascunhos, canções inacabadas e muito papo entre os quatro músicos.
Durante a gravação de seus discos, os Beatles às vezes deixavam
algumas canções de lado, e fitas com essas músicas caíram nas
mãos da pirataria. Há curiosidades, como canções que começaram
a ser trabalhadas pelos Beatles e que no entanto só saíram oficialmente em discos individuais de John< Paul e George após a
separação da banda, como por exemplo "All Things Must Pass",
"Not Guilty", "Teddy Boy" e "Oh ! My Love".
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)