sexta-feira, 2 de agosto de 2013
Filmografia Dos Beatles
A Hard Day's Night(Preto e branco, United Artists)
Ano: 1964
Direção: Richard Lester
Esse filme foi o primeiro filme dos Beatles, com um orçamento razoável, e em preto e branco, lançado pela United Artist. Aqui no Brasil, foi lançado como Os Reis Do Iê-Iê-Iê. Conta a história de como era a Beatlemania na época. Foi nesse filme que George Harrison conheceu a sua primeira futura esposa Pattie Boyd. Esse filme foi gravado na Inglaterra.
Help!(Cores, United Artists)
Ano: 1965
Direção: Richard Lester
Este segundo filme dos Beatles já é a cores, lançado novamente pela United Artists. Aqui no Brasil, ficou conhecido como Socorro! A história é que Ringo ganha um anel de uma fã, e sem querer, acaba se envolvendo com uma seita que quer matar quem estiver usando esse anel. Os Beatles são perseguidos por todo o filme e é uma comédia, porem, um pouquinho mais sério. Esse filme foi gravado na Inglaterra e também na Austria, porquê os Beatles queriam esquiar(cenas que apareceram no filme).
Magical Mistery Tour(Cores, Apple Films)
Ano: 1967
Direção: The Beatles
Este foi o primeiro filme dos Beatles(uma idéia de Paul) a ser escrito e dirigido por eles mesmos, lançado pela Apple Films. Esse filme teve distribuição somente para a TV na época, sendo depois, lançado em vídeo. O filme não tem uma história especifica, ou seja, um filme sem pé, nem cabeça. Esse filme contem cenas hilárias, como a de John, desfarçado de garçon, servindo uma quantidade enorme de macarrão para a tia de Ringo no filme, vivida por Jessie Robins. No original, essa cena foi um sonho de John, que ele contou para os outros Beatles e eles gravaram a cena. Tem também a cena dos Beatles vendo um show de strip-tease. Tem outras cenas de destaque, como a de Paul vivendo o Sargento McCartney, a deles subindo uma escada enorme cantando Your Mother Should Know, de Paul sozinho cantando The Fool On The Hill e muitas outras. Esse filme foi um fracasso e muito esculhambado pelos criticos. Na Inglaterra, foi lançado 2 compactos duplos com um libreto com a história e músicas do filme. E nos EUA como lp. Foi com esse filme(lançado logo após a morte de Brian Epstein) que muitos viram que os Beatles não eram tão infaliveis. Esse filme foi gravado na Inglaterra.
Yellow Submarine(Cores, Apple Films/King Features/United Artists)
Ano: 1968
Direção: George Dunning
Desenhos: Heinz Edelmann
Esse filme teve a idéia original de Brian Epstein, de ver os Beatles em desenho. Os Beatles sempre detestaram a idéia desse filme e acharam esse filme imbecil. Fizeram a cançao titulo do filme(que apareceu no lp Revolver, sendo depois, reelançada no lp com a trilha desse filme) com desprezo para Ringo cantar. Foram obrigados a fazer a trilha. Pescaram suas piores músicas e mandaram a ver(comentário recente de George Martin).
As vozes dos Beatles foram feitas por outras pessoas, e não pelos próprios. O filme conta a história de um lugar chamado Pepperland, um lugar onde tudo se respira música. Mas os vilões Blue Mennies querem acabar com a alegria de Pepperland e os Beatles são chamados para salvar Pepperland. No filme, tocam-se músicas anteriores e recentes dos Beatles. Eles só aparecem no final para cantar novamente All Together Now. Esse filme vai ser reelançado em DVD e VHS, remasterizado. A principio, um cd duplo chamado The Yellow Submarine Songbook, com as músicas antigas e recentes num cd e no outro, temas orquestrados de George Martin, tudo remasterizado, a serem lançado em setembro.
Let It Be(Cores, Apple Films/United Artists)
Ano: 1969(lançado em 1970)
Direção: Michael Lindsay-Hogg
Esse filme, em cores, foi gravado no Twichehan Studios e no Apple Studios. Esse filme mostra como eles estavam quase ruindo. Paul cada vez mais chato e mandão, George e Ringo na deles e John toda hora à tiracolo com sua Yoko. Para todos, tanto o filme quanto os ensaios foram infelizes. Um comentário de John, que ele teve razão ao comentar sobre este filme foi ''Esse filme só mostra o Paul, feito para ele, com ele, toda hora bonitinho em frente das câmeras''. Esse filme tem eles ensaiando músicas que entrariam em Abbey Road, músicas do disco em versões diferentes, jams, covers inéditas e versões alternativas que não entraram no disco. No final, há uma parte em vídeo do último show deles no teto da Apple(as versões repetidas das músicas foram cortadas). Foi um filme interessante apesar de tudo, pois mostrava como os Beatles trabalhavam no estúdio.
Assinar:
Postagens (Atom)