sábado, 5 de maio de 2012

A Hard Day's Night




A versão britânica do álbum não representa exatamente a trilha sonora do filme, como a versão americana que contém as músicas instrumentais do filme, além das músicas interpretadas pelos Beatles. A versão americana do álbum, no entanto, não contém todas as canções da versão britânica. A versão britânica também foi lançada com a capa mostrando o nome da banda e do álbum, enquanto a capa da versão americana realça o título com a manchete: "ORIGINAL MOTION PICTURE SOUND TRACK" ("trilha sonora original do filme").

O álbum foi o primeiro a trazer só composições de Lennon/McCartney. Trouxe também músicas de sucesso como "A Hard Day's Night", "I Should Have Known Better", "If I Fell", "Can't Buy Me Love" e a primeira balada popular escrita por Paul McCartney, "And I Love Her".

O filme, em preto e branco foi dirigido por Richard Lester. Mostrava a história de uma banda de rock que era perseguida por fãs histéricos. Após perseguições de fãs, entrevistas, e muito humor, a banda realiza um show na televisão. O filme mostra um pouco da realidade dos Beatles na época. No Brasil, o álbum e o filme foram lançados pelo nome de "Os Reis do Iê, Iê, Iê".

O álbum original foi lançado no exterior em 1964, mas no Brasil o disco de vinil foi lançado pela gravadora, EMI-Odeon, em janeiro de 1965, em mono e nunca em estéreo, nem mesmo nas edições posteriores anos mais tarde.

A versão brasileira foi lançada com a mesma capa que a versão britânica, mas a cor azul do original foi trocada por vermelha, no Brasil. As canções incluídas na edição da Odeon são as mesmas da versão do álbum britânico.

Sobre as músicas

  • "A Hard Day's Night" teve seu título sugerido por Ringo. Após um dia exaustivo de trabalho Ringo disse "It's been a hard day…and I looked around and saw it was dark so I said,…night!" ("Foi um dia duro… e eu olhei ao redor e vi que estava escuro, então eu disse,…noite"). Os dizeres de Ringo inspiraram o título do filme e consequentemente da música. Embora creditada a Lennon/McCartney, foi John quem compôs a música e a cantou também. Paul o acompanhou no vocais em alguns trechos. Além de "A Hard Day's Night", John compôs e cantou "I Should Have Known Better", "Any Time at All", "When I Get Home", "You Can't Do That" e "I'll Be Back".
  • Mais uma vez, John escreveu uma música e a deu para George cantar. "I'm Happy Just to Dance with You" foi a única canção cantada por George no álbum que não inclui nenhuma música de composição própria.
  • "Can't Buy Me Love" foi escrita por Paul e cantada por ele. A música foi lançada em compacto antes do álbum (junto a "You Can't Do That"), em março de 1964 e foi uma das primeiras que só trouxe a voz de um dos Beatles, os outros não se juntaram a Paul nem em coro. Foi a quarta música dos Beatles a atingir o primeiro lugar nas paradas de sucesso inglesa, e o terceiro compacto a vender mais de um milhão de cópias na Inglaterra. Antes de gravar esta música nos estúdios, Abbey Road, os Beatles a gravaram em Paris no Pathé Marconi Studios, junto as versões em alemão de "She Loves You" e "I Want to Hold Your Hand".
  • "Things We Said Today" Paul escreveu para sua namorada na época, a atriz Jane Asher. A canção fala sobre as "coisas que nós dissemos" quando nós encontramos pela última vez, devido a seus compromissos, Paul e Jane não se encontravam com muita frequência.
  • John e Paul dividem os vocais principais em "If I Feel" e "Tell Me Why", ambas compostas principalmente por Lennon.
  • A música "You Can't Do That" foi a primeira música dos Beatles que George gravou usando uma guitarra de 12 cordas. Depois ele a usou também na música "A Hard Day's Night".
Este álbum contém apenas treze canções, em vez das quatorze que eram de costume aparecer nos álbuns dos Beatles (nas versões britânicas). Os contos dizem que Ringo estava doente no dia que os Beatles tinham agendado para gravar a 14º canção para o álbum e, como ele não pode ir ao estúdio, arranjaram um baterista substituto que só prestou para eles ensaiarem, enquanto a 14º canção nunca foi gravada em tempo para a produção do disco.
É o único álbum dos Beatles em que todas as músicas são de autoria da dupla Lennon/McCartney.


 Ficheiro:Harddayuk.jpg

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Yesterday: A História da Canção

Inicialmente, Yesterday se chamava "Scrambled eggs". A canção foi composta ao piano, perto da cama de Paul McCarteney, na casa dos Asher, em Wimpole Street. "Ela veio completa", revelou o ex-Beatle, tempos depois. Isso, possivelmente, no início de 1965.

A letra foi escrita em meados de 1965, quando Paul tirava férias em Portugal, na casa de verão do guitarrista da banda Shadows, Bruce Welch. Para finalizar a letra ele pegou um violão emprestado do amigo, enquanto se deslocava de carro do aeroporto de Lisboa para Albufeira.

A canção foi gravada no estúdio Abbey Road, dois dias depois de Paul retornar de Portugal. Ela fez parte do álbum Help!, lançado no Reino Unido em agosto de 1965. Nos EUA, o lançamento ocorreu em 13 de setembro de 1966. Transformou-se numa das canções mais executadas em todos os tempos. Um marco do cancioneiro popular. Enfim, um clássico que embala gerações.

As informações fazem parte do livro "The Beatles - a história por trás de todas as canções".


Abaixo uma tradução da letra desta canção.

 Yesterday (Ontem)

Ontem
Todos os meus problemas pareciam tão distantes
Agora parece que eles vieram pra ficar
Oh, eu acredito
No passado

De repente
Não sou metade do homem que costumava ser
Existe uma sombra pairando sobre mim

Oh ontem
Veio de repente

Por que ela
Teve que ir eu não sei
Ela não me disse
Eu disse
Algo de errado e agora eu sinto falta
Do ontem

Ontem
O amor era um jogo tão fácil de se jogar
Agora eu preciso de um lugar pra me esconder
Oh eu acredito
No passado

Por que ela
Teve que ir eu não sei
Ela não me disse
Eu disse
Algo de errado e agora eu sinto falta
Do ontem

Ontem
O amor era um jogo tão fácil de se jogar
Agora eu preciso de um lugar pra me esconder
Oh eu acredito
No passado

terça-feira, 1 de maio de 2012

With The Beatles - Segundo Álbum Dos Beatles (1963)

With The Beatles
Lançamento 22 de novembro de 1963 
Gravação Abbey Road
18 de julho a 23 de outubro de 1963

Duração 32:24
Gravadora(s) Parlophone
PMC 1206 (mono)
PCS 3045 (estéreo)
CDP 7 46436 2 (relançamento)
Produção George Martin      


With The Beatles é o segundo álbum dos Beatles, lançado em 22 de novembro de 1963, no mesmo dia em que o presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy era assassinado em Dallas, Texas.
Gravado quatro meses após ser lançado o primeiro álbum, repetia a fórmula de Please Please Me. Selecionaram-se 8 composições próprias de Lennon/McCartney e incluiu-se novamente 6 covers das prediletas do repertório dos Beatles. George Harrison comparece com uma composição própria "Don't Bother Me" neste trabalho cujo carro-chefe firmou-se até hoje com a música "All My Loving".

Os Beatles já desfrutavam de uma certa popularidade na Inglaterra quando lançaram o álbum With The Beatles. Após lançarem o primeiro álbum, eles se dedicaram a turnês pela Inglaterra como grupo de apoio.
Em Abril de 63, lançaram um compacto com a música "From Me To You" e em agosto o compacto que tinha a música "She Loves You". Ambas as músicas atingiram o primeiro lugar nas paradas de sucesso da Inglaterra. Em outubro, fizeram a primeira tournê a um país estrangeiro depois de se tornarem conhecidos em toda Inglaterra, foram tocar na Suécia. Em 4 de Novembro, tocaram ao vivo no Royal Variety Perfomance na presença da rainha-mãe da Inglaterra.

Praticamente na mesma época do lançamento do álbum os Beatles lançaram a música "I Want To Hold Your Hand" que seria um de seus maiores sucessos e a primeira música a fazer sucesso nos Estados Unidos.

Sobre as músicas

  • "Till There Was You" foi composta em 1957, para o musical da Broadway The Music Man. Os Beatles a tocaram no Royal Command Perfomance, de 63 e em sua primeira apresentação no programa americano de televisão de Ed Sullivan, em 64.
  • A música "I Wanna Be Your Man" foi escrita no dia em que os Beatles conhecerem os Rolling Stones, para Mick Jagger e Keith Richards, os vocalistas da banda. Os Rolling Stones a lançaram no Segundo Compacto. No dia seguinte foi gravada pelos Beatles, e apareceu no álbum With The Beatles. John e Paul acharam a música simples demais e a deram para Ringo cantar. Embora a versão dos Beatles seja mais conhecida atualmente, a versão dos Stones fez mais sucesso na época do lançamento.
  • "All My Loving" se tornou o grande sucesso do álbum. Foi a primeira música que Paul McCartney escreveu a letra antes. Foi a primeira música que os Beatles apresentaram no programa de televisão americano de Ed Sullivan, em 64. Paul escreveu a respeito de sua namorada na época, Jane Asher.
  • Novamente John escreve uma música inspirado em Smokey Robinson, "All I've Got To Do".
  • George Harrison aparece pela primeira vez cantando uma música de sua autoria, "Don't Bother Me", segundo George ele escreveu a música quando estava doente em um quarto de hotel em Bournemouth. A música é um recado para um jornalista que cobrava dele composições próprias. O título traduzido é "Não Me Amole". George também cantou "Roll Over Beethoven", música de autoria de Chuck Berry que os Beatles tocavam na maioria de seus shows.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Os Maiores Sucessos dos Beatles:

A história dos Beatles é incrível. Eles não apenas criaram algumas das mais populares músicas na história do rock'n'roll, mas quando a revista Rolling Stone fez sua lista das 500 Maiores Músicas de Todos os Tempos, os Beatles derrotaram todos os outros artistas com a impressionante marca de 23 músicas listadas.

Por uma semana em 1964, John, Paul, George e Ringo tiveram 12 músicas no Hot 100 da Billboard, incluindo as músicas número um, dois, três, quatro e cinco. Ninguém conseguiu esse feito antes ou depois disso. A lista a seguir é uma amostra do arsenal musical da banda, com 25 dos seus maiores sucessos.

 1. "I Want to Hold Your Hand" (1963)

Música que deu início à "Invasão Britânica" e se tornou a primeira música dos Beatles a liderar a parada americana. Ela fez muito sucesso também em outros lugares e foi o single de melhor vendagem ao redor do mundo.

2. "She Loves You" (1963)

Quando essa música fez sua estréia na América em setembro de 1963, ela não recebeu muita atenção. Mas, em janeiro de 1964, ela foi relançada após o sucesso de "I Want to Hold Your Hand" e, dessa vez, passou 15 semanas nas paradas americanas, chegando ao número um em 21 de março.

 3. "From Me to You" (1963)

Primeira música dos Beatles a chegar ao topo da parada britânica, foi escrita por John e Paul enquanto viajavam em uma turnê de ônibus. Ela não teve muito apelo nos Estados Unidos, chegando apenas ao número 41 no seu segundo lançamento em 1964. Entretanto, do outro lado do oceano, essa seria a primeira de 11 músicas número um.

4. "Twist and Shout" (1964) 
 
 Se você já dançou ao som dessa versão dos Beatles para a música dos Isley Brothers, percebeu que a voz de John está bem diferente do que se ouve em outras músicas do grupo.

 Durante as gravações do álbum Please, Please Me, John começou a perder a voz. O produtor Brian Epstein adiou a gravação de "Twist and Shout" até o fim. Então, a voz de John estava por um fio e soava cansada - ele forçou bastante a voz durante quase toda a música.

O clássico foi gravado em apenas um take não apenas por ser tudo o que John aguentava, mas também porque ela saiu praticamente perfeita desde o início.

 5. "Can't Buy Me Love" (1964)

A pressão para criar outro grande sucesso após "I Want to Hold Your Hand" não afetou os Beatles. Esta música foi uma das primeiras a começar com o refrão. A fórmula funcionou como um feitiço, criando outra música a liderar as paradas nos Estados Unidos e na Inglaterra.

 6. "A Hard Day's Night" (1964)

Este estranho emprego de palavras foi criado por Ringo, que freqüentemente misturava palavras e frases americanas. Ele estava afirmando que a banda havia tido um dia difícil, mas então percebia que já era noite. "A Hard Day's Night" se tornou outra música a liderar as paradas e serviu como título para o documentário sobre a banda que foi lançado no mesmo ano.

7. "I Feel Fine" (1964)

Esta música surgiu de um momento de descanso de John e Ringo, que estavam brincando com um riff que John havia criado enquanto trabalhava em "Eight Days a Week". "I Feel Fine" se tornou líder das paradas em todos os maiores mercados. A música continha reverberação. Jimi Hendrix e The Who estavam usando este efeito em seus shows, mas os Beatles foram os primeiros a transportá-lo para o vinil.

 8. "Eight Days a Week" (1965)

O título desta música foi novamente baseado em um "Ringoísmo". O baterista alegava que estava trabalhando tanto que tinha que adicionar um dia à semana. Apesar de a música ter se tornado número um nos Estados Unidos, não era uma das favoritas da banda e eles raramente a tocavam ao vivo.

9. "Ticket to Ride" (1965)

O significado por trás desta música não é claro. Ela poderia ser sobre uma prostituta, sobre John tirando sua carteira de motorista, ou sobre uma garota saindo pela porta. Qualquer que seja o assunto, é uma música contagiante que chegou ao topo das paradas tanto nos Estados Unidos quanto no Reino Unido.

 10. "Help!" (1965)
John admitiria mais tarde que ele compôs a letra de "Help!" após lidar com as pressões de ser componente de uma banda que era, assim como ele notoriamente disse, "maior do que Jesus". Ele disse que desejava que a música tivesse sido gravada em um ritmo mais lento, mas os fãs acharam que estava boa, tornando-a outra música número um no topo das paradas.

11. "Yesterday" (1965)

Esta canção melancólica sobre um amor perdido aparentemente surgiu para Paul em um sonho, então ele temia que, inconscientemente, houvesse plagiado o trabalho de algum outro artista. Mas, isso não havia acontecido e, uma vez que a letra foi finalizada, ele gravou a música no estúdio sem a presença dos outros três Beatles. A música alcançou o número um nos Estados Unidos, mas os outros membros da banda foram inicialmente contrários ao seu lançamento no Reino Unido.


12. "We Can Work It Out" (1965)

Outro single de rápida vendagem para o Fab Four. Esta melancólica colaboração entre Lennon e McCartney tocou o coração dos apaixonados. Quando os Beatles se separaram, essa música virou um tema irônico e agourento para um grupo que no fim das contas não conseguia resolver seus problemas.



13. "Day Tripper" (1965)

Apesar de os Beatles terem negado por mais de 40 anos, Paul revelou em uma entrevista em 2005 que sim, "Day Tripper" fala sobre drogas. Naquele tempo, ninguém sabia (ou não se importavam) e a música, lançada juntamente com "We Can Work It Out" alcançou rapidamente o primeiro lugar.

14. "Nowhere Man" (1966)

Esta canção bastante perturbadora, escrita por John, que fala de um homem cuja vida é solitária e sem sentido, acabou se tornando, de alguma forma, autobiográfica. John, segundo boatos, tinha que criar outra música para o álbum Rubber Soul, mas após várias horas sem escrever nada, ele desistiu. E foi, então, que a música simplesmente apareceu. "Nowhere Man" chegou apenas ao 3° lugar das paradas norte-americanas.

 15. "Paperback Writer" (1966)

Esta canção número um foi criada por Paul após uma tia, supostamente, ter lhe pedido que escrevesse uma música que não fosse sobre uma garota. A canção é embalada por uma batida rápida e conta a história de um aspirante a escritor, possivelmente baseado em um livro que Ringo estava lendo na época.

16. "Yellow Submarine" (1966)

Apesar de Paul negar veementemente, "Yellow Submarine" (a música que mais tarde serviu de inspiração para o filme de animação de mesmo nome) ganhou a reputação de ser uma música sobre o uso de drogas alucinógenas. Ringo faz os vocais principais nessa música tola, mas contagiante, que alcançou o topo das paradas inglesas e o número 2 nos Estados Unidos.

 17. "Eleanor Rigby" (1966)

Esta canção melancólica mais tarde provou ao mundo que os Beatles não eram apenas fogo de palha. Paul escreveu as letras para esta música sobre "todas as pessoas solitárias" e o produtor George Martin adicionou uma magnífica orquestra de cordas. Tudo se misturou para descrever a solidão da velhice. Ela chegou ao topo das paradas britânicas, mas apenas ao 11° lugar nas paradas americanas.

18. "Hello, Goodbye" (1967)


Passando várias semanas no topo das paradas americanas e inglesas, "Hello, Goodbye" foi lançada perto do Natal de 1967 e acabou fazendo parte do álbum Magical Mystery Tour.

 19. "With a Little Help from My Friends" (1967)

Os gritos e aplausos que seguem esta canção de Ringo vieram de antigas gravações de shows dos Beatles, já que eles não estavam mais excursionando quando a música foi gravada. O single não chegou ao topo das paradas, mas tinha uma doce mensagem e uma melodia contagiante que a tornou um clássico entre os fãs do grupo.

20. "Lady Madonna" (1968)

Antes de os Beatles irem para a Índia em 1969 (e mudarem seus rumos musicalmente), eles gravaram uma última música para a Parlophone/Capitol antes de lançarem seu próprio selo, Apple Records. "Lady Madonna" foi essa música. Ela chegou ao topo das paradas britânicas e ao terceiro lugar das paradas nos Estados Unidos.

 21. "Hey Jude" (1968)

Apesar de a letra não fazer muito sentido, apesar de a versão original da música ter mais de sete minutos de duração, e mesmo sendo tecnicamente uma música sobre divórcio, essa é uma canção amada por muitas pessoas. Escrita por Paul para o filho de John, Julian, durante o divórcio de seus pais, "Hey Jude" liderou a parada americana por nove semanas, um recorde para qualquer música dos Beatles. Do outro lado do oceano, a versão completa da música ficou no topo das paradas por duas semanas.

22. "Come Together" (1969)


Originalmente escrita para a curta campanha de Timothy Leary a governador, "Come Together" foi lançada no álbum Abbey Road em 1969. A música também foi alvo de um processo pela gravadora de Chuck Berry, que afirmava que um verso de uma das músicas de Berry havia sido roubada e utilizada nessa canção dos Beatles. O processo foi acertado fora do tribunal. A música chegou ao primeiro lugar das paradas norte-americanas e ao quarto lugar na paradas inglesas.

 23. "Get Back" (1969)

Última faixa do álbum Let It Be, esta música diz ao ouvinte para "voltar ao lugar onde você já pertenceu". Depois de Let It Be, os Beatles não lançaram mais nenhum álbum como um grupo. O single chegou ao número um ao redor do mundo e foi a primeira música dos Beatles a creditar um quinto músico, Billy Preston, nos teclados.

24. "Let It Be" (1970)

O álbum Let It Be, lançado em 1970, pouco tempo após a banda ter se separado oficialmente, foi a música de despedida do grupo. O single foi um grande sucesso ao redor do mundo, alcançando o topo das paradas americanas e o segundo lugar das paradas britânicas. Paul se inspirou a escrever a letra após sonhar com sua mãe (Mary), que morreu quando ele tinha 14 anos. A temática da música sobre entrega e rendição conquistou milhões de fãs. "Let It Be" é freqüentemente tocada em funerais, devido à sua mensagem de despedida e de esperança.

 25. "The Long and Winding Road" (1970)

Esta triste canção sobre amor não correspondido, também lançada após a separação da banda, foi a última música dos Beatles a liderar as paradas americanas. Dizem que Paul a escreveu durante uma época em que a tensão era dominante entre os membros da banda.





Paul Está Morto? O Maior Boato da História do Rock.

Em 1966, logo após o lançamento de Revolver, os Beatles pararam de excursionar em virtude da dificuldade de tocar ao vivo os arranjos cada vez mais complexos e inusitados. Este fato aliado a um acidente de moto sem maiores consequências sofrido por Paul McCartney deu origem ao maior e mais duradouro boato de todos os tempos, o de que Paul McCartney havia morrido e sido substituído por um sósia. Centenas de matérias em jornais e mesmo livros foram lançados sustentando a morte de Paul. As pessoas que acreditavam nisto se baseavam em centenas de pistas que haveriam sido deixadas de propósito pelos três beatles restantes nas gravações e filmes posteriores da banda.

A banda sempre negou qualquer envolvimento ou colaboração com o boato, mas é possível que tenham aderido à brincadeira com o decorrer do tempo visto que muitas das pistas são tão precisas que dificilmente seriam meras coincidências. Sendo ou não propositais as pistas contribuiram durante algum tempo para divulgação e venda de discos dos Beatles.

A História da Morte de Paul McCartney
Paul teria morrido em um acidente de carro às 5 horas da manhã de uma quinta feira tendo sofrido esmagamento craniano e/ou sido decaptado ao colidir com outro veículo por não ter visto um sinal fechar, conforme teria sido contado posteriormente na música A Day In The Life: "he blew his mind out in a car... he didn't notice that the lights has changed". No acidente ele teria perdido seu rosto e seus dentes e em virtude disto não teria sido possível fazer a identificação do cadáver. Desta forma os Beatles teriam resolvido substituí-lo por um sósia.

Para isto foi feito um concurso nacional de sósias de Paul McCartney e o vencedor, Willian Campbell ou Billy Shears, teria feito algumas operações plásticas posteriores para aumentar sua semelhança com o Beatle morto e poder substituí-lo. A única falha no novo beatle foi uma cicatriz em seu lábio que não pode ser removida e aparece nas fotos de Paul (o falso Paul) desde então. Esta cicatriz na realidade realmente existe e foi decorrente do acidente de moto realmente sofrido por Paul, já citado.
Com o sósia colocado no lugar do verdadeiro beatle os outros componentes e produtores da banda teriam começado a divulgar pistas para que seus fãs pudessem descobrir que o verdadeiro Paul havia morrido. Algumas pistas são extremamente bobas e foram listadas a seguir apenas as mais interessantes. Não estranhem o fato de alguns discos anteriores à data da morte de Paul conterem pistas sobre a mesma. Como citado, algumas pistas são extremamente bobas.

Rubber Soul

Os Beatles na foto da capa olham para baixo como se observassem uma sepultura. A sepultura de Paul McCartney.
A fotografia da capa foi distorcida para que não se notasse que Paul havia sido substituído.
A letra de Girl diz "that a man must break his back to earn his day of leisure will she still believe it when he's dead", uma citação à morte, o que se tornaria comum a partir daqui.
A letra de I'm Looking through You diz: "You don't look different but you have changed, I'm looking through you, you're not the same... you don't sound different... you were above me but not today, the only difference is you're down there...". "Você não parece diferente mas você mudou, eu olho através de você, você não é mais o mesmo" se refere obviamente a Paul ter sido substituído por um sósia e não ser mais a mesma pessoa. "A única diferença é você estar embaixo" se refere ao fato de o verdadeiro Paul estar em uma sepultura.

 A letra de In My Life diz: "some are dead and some are living". "Alguns estão mortos e alguns estão vivos é uma referência aos Beatles não estarem mais juntos.

RevolverNa gravura da capa há uma mão aberta sobre a cabeça de Paul. Uma mão aberta sobre a cabeça é uma maneira de abençoar as pessoas que morrem. Isto se repetiria posteriormente conforme veremos.
Ao invés de uma foto dos Beatles pela primeira vez foi feito um desenho para evitar que o sósia fosse desmascarado pela foto.
A música Taxman seria na realidade sobre um Taxidermista, pessoa responsável por empalhar animais mortos e fazer parecer que eles ainda estão vivos. Na letra há referências ao acidente de Paul ("if you drive a car", "se você dirige um carro") e ao fato de Paul estar morto ("if you get too cold", "se você ficar frio", os cadáveres ficam frios). A melhor pista é "my advice to those who die -taxman.." ou seja "meu conselho para aqueles que morrem, um taxidermista" (para que o morto continue parecendo vivo).

Em Eleanor Rigby Father McKenzie seria na realidade Father McCartney, note a semelhança entre os nomes. Na letra consta "Father McKenzie wiping the dirt from his hands as he walks from the grave" ou seja "padre McKenzie (Paul McCartney) limpando a sujeira de suas mãos após sair (voltar) do túmulo".
Na letra de She Said She Said: "she said I know what it's like to be dead" ou "ela disse que eu sabia como é estar morto".

Dr. Robert teria sido o médico responsável por tentar salvar Paul. Na letra consta: "you're a new and better man" ou "você é um homem novo e melhor" se referindo ao novo Paul. "He does everything he can, Dr. Robert" ou "Dr Robert faz tudo o que pode fazer" se refere ao fato de Dr Robert ter feito todo o possível para tentar salvar Paul.

Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club BandA capa é na realidade o desenho de uma sepultura (a de Paul) com todas aquelas pessoas olhando (note os arranjos de flores típicos de um funeral).
Um dos arranjos de flores forma o desenho de um baixo Hofner semelhante ao que Paul tocava, inclusive virado para a direita visto Paul ser canhoto e isto prova que é Paul o cadáver que acabou de ser sepultado. O baixo tem apenas três cordas ao invés de quatro, uma referência aos Beatles sem o seu quarto companheiro.
Outro arranjo onde aparentemente está escrito Beatles na realidade deve ser lido como "Be At Leso" ou "Fique em Leso". Paul teria sido enterrado na ilha de Leso.

Sobre a cabeça de Paul há novamente uma mão aberta.
Uma boneca da gravura da capa segura um carro de brinquedo. O carro seria do mesmo modelo do em que Paul haveria morrido. Note que o interior do carro é vermelho em referência ao sangue decorrente do desastre.
Embaixo do T de Beatles na capa há uma pequena estatueta de Shiva, Deus Hindú da morte. A estátua aponta para Paul.

Em uma foto do encarte Paul tem no braço uma insígnia onde está escrito OPD que no Canadá é sigla para "Officially Pronounced Dead" ou "Oficialmente Considerado Morto".
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Na foto da bateria se você colocar um espelho horizontalmente cortando a frase "Lonely Hearts" e olhar a combinação da parte de cima das letras com o reflexo surge a frase "one he die" se referindo à morte de um dos beatles. Verifique a gravura ao lado com uma simulação do efeito do espelho e com o contraste aumentado.

Uma outra versão diz que a frase da bateria deve ser lida como "I One IX He ^ Die". O significado surge de simples conexões "I One" é Onze (11), "IX" é nove (9) em romanos. Finalmente "He" e a seta que surge entre esta e "Die" aponta diretamente para McCartney em sua ponta superior e para o suposto túmulo em sua ponta inferior. Conclusão no mês 11 (novembro), dia 9, ele (Paul) morreu. Daí surgem controversias, na leitura americana trata-se do mês 11 e do dia 9, mas na Inglesa entende-se Setembro (9), dia 11. Mas já que Paul teria sofrido o acidente em uma quarta, bastou verificar e atestar que 9 de novembro de 1966 era uma quarta-feira.

Na letra de Sgt. Pepper's Lonely hearts Club Band: "so let me introduce to you the one and only Billy Shears" ou "deixem-me apresentar o primeiro e único Billy Shears". Billy é um apelido para Willian (Campbell, o sósia que substituiu Paul) e nesta música os Beatles o apresentam para o mundo. Billy Shears pode ser lido também como "Billy is Here" ou seja "Billy (Willian) está aqui."
Em Good Morning, Good Morning "nothing to do to save his life" ou "nada pode ser feito para salvar sua vida". "People running around it's 5 o'clock.." ou "Pessoas andando em volta às 5 da manhã (a hora do acidente de Paul)".

Em A Day In The Life: "He blew his mind out in a car, he didn't notice that the lights had changed" ou "ele estourou sua cabeça em (um acidente de) carro, ele não notou que as luzes (o semáforo) haviam mudado". "A crowd of people stood and stared they'd seen his face before, nobody was really sure if he was" ou "Uma multidão de pessoas parou e assistiu, eles haviam visto seu rosto antes, ninguém tinha certeza se ele era".
Este fato é extremamente interessante: na contra capa do álbum na foto dos Beatles além do famoso detalhe que mostra Paul virado de costas para a câmera, pode-se notar George Harrison apontando o dedo indicador direito exatamente para a frase de "She´s Leaving Home" que diz "Wednesday morning at five o´clock as the day...". Dia da semana e hora da suposta morte do Beatle.

Magical Mistery Tour
Paul está vestido de leão marinho, um símbolo da morte em algumas culturas. Existem dúvidas sobre quem realmente está vestido de morsa na capa do álbum, John ou Paul? Algumas pistas podem esclarecer: a figura caracterizada como uma ave ou coisa parecida na parte superior direita esta usando um par de óculos extremamente parecido com o de John Lennon; na listagem das canções dentro do álbum em "I Am the Walrus" está escrita entre parênteses logo abaixo "No you´re not! Say Little Nicola!".Ora, se John está clamando ser o Walrus na música por que alguém iria dizer que ele não é tal criatura? Mais tarde no Álbum Branco, Lennon em sua música Glass Onion fala: "and here´s another clue for you all...the walrus was Paul..." No clipe de George Harrison da música "When We Was Fab", canção nostálgica sobre os tempos de Beatles, Ringo Starr participa em vários instantes e, em determinado momento aparecem, George c/ a guitarra, Ringo na bateria... e o Walrus tocando seu baixo Hofner!
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Se você olhar a capa do disco em um espelho as estrelas onde está escrito Beatles formam um número de telefone, 2317438. Quando se ligava para este número na época em que o disco foi lançado se ouvia a mensagem "You're getting closer" ou "você está chegando perto". Na realidade se tratava de uma menina bem humorada que havia aderido à brincadeira sobre a morte de Paul.
No livro que vinha junto com o disco em sua versão original havia uma foto dos Beatles cada um com uma rosa na lapela. Todos tinham rosas vermelhas, a não ser Paul, que usava uma rosa preta.
Ainda no livro em todas as fotos Paul está descalço (os mortos são enterrados descalços).
Na foto central do encarte, na pele de resposta da bateria de Ringo está escrito "Love 3 Beatles" lembrando que os Beatles agora são apenas 3.
No desenho dos Beatles presente no interior do álbum, Paul aparece com o gorro cobrindo parcialmente seu rosto, além de estar com os olhos fechados. É curioso também que a poeira de estrelas que os rodeia forma uma espécie de auréola sobre a cabeça de McCartney.

Em Strawberry Fields Forever você ouve ao final da música a voz de Lennon dizer "I Buried Paul". Mais tarde Lennon revelou que na realidade a frase era "Cramberry Sauce". Visite a página de Perguntas e Respostas para maiores detalhes.
Ouvindo I Am The Walrus (lembre-se que Paul é o leão marinho da capa) surge a mensagem "oh untimely death" ou "oh morte prematura". A frase aparece sem a necessidade de inversão da música junta com muitas outras ao final da música, incluíndo: "bury my body" e "what, is he dead?" Estas frases fazem parte de uma execução via rádio da peça King Lear de Shakespeare. Lennon as utilizou na edição com propósito desconhecido... talvez a razão possa ser encontrada se forem verificadas as palavras postas anteriormente em Paperback Writer que dizem "...Its based´on a novel by a man named Lear..."

Ao final de All You Need Is Love você pode ouvir John dizendo algo semelhante a "yes! he is dead!" O que Lennon realmente fala é "She loves you, yeah, yeah" referindo-se a tradicional canção da primeira fase dos fabfour.
Magical Mystery Tour seria a jornada a que todos os fãs de Paul iriam percorrer para decifrar o enigma de
sua morte.

White Album
Em I'm So Tired ao ouvir o trecho final da música ao inverso surge claramente a voz de John Lennon dizendo "Paul is dead man, miss him miss him."
A música Revolution #9 seria sobre a morte de McCartney (o sobrenome tem 9 letras). "My fingers are broken and so is my hair" ou "meus dedos estão quebrados e meu cabelo também". Ao ouvir o verso "number nine" ao inverso surge a mensagem "turn me on dead man". Ainda ao inverso podem-se ouvir outras pistas, incluíndo "Let me out!". Seria McCartney gritando para sair de seu automóvel?
Nas fotos colocadas em várias partes do álbum duplo algumas curiosidades. Paul em uma banheira, com a cabeça para fora da água dando uma impressão assustadora de decapitação. Paul entrando em um trem ou em um ônibus e duas mãos "fantasmagóricas" prontas para leva-lo para o "outro lado" podem ser vistas atrás dele. Nas fotos em close dos 4 integrantes a de Paul revela a cicatriz da cirurgia plástica de Willian "Billy Shears" Campbell para aperfeiçoar sua semelhança com Paul. Mas obviamente a cicatriz faz parte do pequeno acidente de moto que Paul sofrera, cicatriz responsável também pelo bigode em Sgt Pepper.

Yellow SubmarineNa capa aparece novamente uma mão aberta sobre a cabeça de Paul.
O submarino na capa se assemelha a um caixão enterrado sobre a montanha.

Abbey Road
Na capa com os Beatles atravessando a rua Paul está com o passo trocado em relação aos outros, é o único fumando e está descalço (os mortos são enterrados descalços) além de estar com os olhos fechados.

Lennon de branco representa a religião ou o próprio Deus (já que os Beatles eram mais famosos do que Jesus Cristo), Ringo a igreja ou o padre, Paul o cadáver e George o coveiro.
Imagem
O cigarro que Paul segura está na mão direita. o Paul verdadeiro era canhoto, estaria com o cigarro na outra mão.Um fusca branco estacionado na rua tem a placa 28IF um lembrete de que Paul teria 28 anos se (if) estivesse vivo. O Fusca na Inglaterra é chamado de "Beetle".
Na letra de Come Together "one and one and one is three" ou "um mais um mais um são três" se refere aos apenas três Beatles restantes.

Na contra-capa, ao lado direito da palavra Beatles uma imagem feita de luzes e sombras aparece. Trata-se de uma caveira, claramente com dois olhos e boca.





Fatos Da História Dos Rutles

- Ron Nasty,Dirk McQuickly e Sting O'Hara passaram mais de dois
anos procurando um baterista. Encontraram o que tanto buscavam
em Barrinnd gton Womble, que estava escondido numa caminhonete.
Para facilitar as coisas, o nome do baterista foi encurtado para
Barry Wom.

- O virtual empresário da banda, Leggy Mountbatten, viu os
Rutles pela primeira vez num pardieiro chamado Cavern.
Destestou a música da banda, os cortes de cabelo e o barulho
que eles faziam. Mas adorou suas calças justas.

- John Lennon declarou que os Beatles eram maiores que Deus
(God) e se viu no meio de uma grande confusão. O rutle Ron
Nasty passou pela mesma história, mas tinha dito apenas que
os Rutles eram maiores que Rod (Stewart). O repórter que
transcreveu a declaração é que era meio surdo.

- Em 63, a Rutlemania explodiu na Inglaterra. O sucesso de
canções como "Rut Me Do", "Twist And Rut" e "Please Rut
Me" é prova disso.

- Uma substância influenciou definitivamente o trabalho dos
Rutles a partir de "Sgt.Rutter's Only Darts Club Band", o
chá.

- Na capa de "Shabby Road", último disco do grupo, Stig
estava sem calças,o que é uma antiga maneira italiana de
indicar que alguém morreu.

- Segundo o próprio Mick Jagger,os Rolling Stones compraram
muitas músicas dos Rutles no início de sua carreira.

- Em 70, depois da separação dos Rutles, Dick processou Stig e
Nasty, Barry processou Dirk, Nasty processou Stig e Barry, e
Stig processou a si mesmo, acidentalmente.

 

The Rutles - Os Beatles Pelo Avesso







Provavelmente as últimas gargalhadas de George Harrison foram inspiradas por eles. Pouco conhecida no Brasil, a banda que o comediante Eric Idle, do grupo Monty Python, inventou em 1977,
junto com o músico Neil Innes, se notabilizou por esculhambar os
Beatles de uma forma tão irresistível que os próprios senhores de
Liverpool viraram fãs. O documentário "The Rutles-All You Need
Is Cash" ("Tudo Que Você Precisa É De Grana"), de 1978, é cultuado por beatlemaníacos no mundo inteiro. George participou, como um 
jornalista que anuncia o fim da banda, na porta de Abbey Road.

Em setembro de 2001, dois meses antes da morte de George, seu bom amigo, Eric Idle tinha lhe passado o roteiro para o segundo filme
dos Rutles, "Can't Buy Me Lunch" ("Não Paga Nem Meu Almoço"),
"Ele adorou, lembra o ator, que ainda levanta verbas para o projeto.

Eric Idle e Neil Innes tinham laços comuns com os Beatles. Iddle era amigo pessoal de George Harrison. Nos anos 80, o guitarrista e
sua produtora HandMade financiaram trabalhos do Monty Python,
como "O Sentido da Vida". Para produzir "A Vida de Brian", George hipotecou sua própria casa. "Ele disse que queria muito ver
o filme, acho que foi a entrada de cinema mais cara da história",
conta Idle. Nos anos 60, Innes fez parte da Bonzo Dog Band, uma
das melhores formações satíricas da história do rock. A banda
participou do filme "Magical Mystery Tour" e Paul McCartney,
usando o pseudônimo Appolo C.Vermouth, produziu seu single
"I'm The Urban Spaceman", que chegou à parada em maio de 1968.