sábado, 25 de fevereiro de 2012

A Obra Dos Beatles Por Outras Vozes

Talvez não haja na história da música pop, uma dupla de compositores tão fértil e bem sucedida quanto John Lennon
e Paul McCartney. Foram gravados por artistas de todos os
generos musicais que vai desde o Soul Music ao Heavy Metal,
numa lista infindável de intérpretes que passa por Frank Sinatra,
Elvis Presley, Ray Charles, Aerosmith e U2. Citar todas as
regravações existentes seria humanamente impossível, porque
a todo momento surge uma nova versão. Resolvi então citar
algumas aqui que considero importantes, levando-se em conta
os estilos musicais diferentes desses artistas.

Across The Universe - David Bowie
Across The Universe - Jane Duboc
A Day In The Life - Jeff Beck
A Hard Day's Night - Johnny Rivers
A Hard Day's Night - The Supremes
A Hard Day's Night - Billy Joel
All My Loving - Matt Monro
All My Loving - Gipsy Kings
All You Need Is Love - Echo & The Bunnymen
And I Love Her - Sarah Vaughn
And I Love Her - Smokey Robinson & The Miracles
And I Love Her - Dianna Krall
And I Love Her - Esther Phillips
And I Love Her - Rita Lee
Because - MPB-4 & Quarteto Em Cy
Because - Vanessa Mae
Blackbird - Billy Preston
Bçackbird - Rick Wakeman
Blackbird - Crosby, Stills & Nash
Blackbird - Marillion
Blackbird - Sara Brightman
Blackbird - Sarah Vaughn
Carry That Weight - Bee Gees
Carry That Weight - Phil Collins
Carry That Weight - Elis Regina
Come Together - Bruce Springsteen
Come Together - Michael jackson
Come Together - Guns'N'Roses
Come Together - Oasis
Come Together - Robbie Williams & Bobby McFerrin
Come Togerher - Soundgarden
Day Tripper - Billy Preston
Day Tripper - Sérgio Mendes & Brasil '66
Day Tripper - Pearl Jam
Day Tripper - James Taylor
Day Tripper - Jimi Hendrix
Dear Prudence - Alanis Morissette
Dear Prudence - U2
Dear Prudence - Siouxsie And The Banshees
Dig A Pony - Marisa Monte
Don't Let Me Down - Arnaldo Antunes
Eleanor Rigby - The Four Tops
Eleanor Rigby - Caetano Veloso
Eleanor Rigby - A Cor do Som
Eleanor Rigby - Stanley Jordan
Eleanor Rigby - Aretha Franklin
Eleanor Rigby - Ray Charles
Every Little Things - Yes
For No One - Caetano Veloso
Get Back - Cássia Eller
Get Back - Rod Stewart
Go To Get You Into My Life - Earth, Wind & Fire
Got To Get You Into My Life - Dianna Ross & The Supremes
Hello Goodbye - Milton Nascimento
Help ! - U2
Help ! - Caetano Veloso
Help ! - Deep Purple
Help ! - Tinna Turner
Helter Skelter - U2
Helter Skelter - Motley Crue
Helter Skelter - Lobão
Here Comes The Sun - Nina Simone
Here, There & Everywhere - Celine Dion
Here, There & Everywhere - George Benson
Hey Jude - Elvis Presley
Hey Jude - Roupa Nova
Hey Jude - Edu Lobo
I Am The Walrus - Frank Zappa
I Am The Walrus - Oasis
I Feel Fine - Alma Coogan
If I Needed Someone - Eric Clapton
I'll Cry Instead - Joe Cocker
I'll Cry Instead - Raul Seixas
I'm So Tired - Nando Reis
In My Life - Ozzy Osbourne
In My Life - Sean Connery
In My Life - Zé Ramalho
In My Life - Johnny Cash
I Saw Her Standing There - Little Richard
I Say Her Standing There - Roger Moreira
I've Got A Feeling - Pearl Jam
I Wanna Be Your Man - Rolling Stones
I Want To Hold Your Hand - Pat Boone
I Want To Hold Your Hand - Jota Quest
Julia - Cássia Eller
Lady Madonna - Elvis Presley
Lady Madonna - Caetano Veloso
Let It Be - Ray Charles
Let It Be - Joe Cocker
Let It Be - Aretha Franklin
Let It Be - Gladys Knight & The Pips
Lucy In The Sky With Diamonds - Elton John
Magical Mystery Tour - Zélia Duncan
Michelle - REM
Mother Nature's Song - Sherryl Crow
Norwegian Wood - Milton Nascimento & Beto Guedes
Nowhere Man - Beto Guedes
Penny Lane - Flávio Venturini
Penny Lane - David Bowie
Penny Lane - Sting
Rain - U2
Revolution - Frejat
Revolution - Stone Temple Pilots
Sgt.Pepper's - Jimi Hendrix
Sgt.Pepper's - Peter Frampton
She's A Woman - Jeff Beck
She's Leaving Home - Roupa Nova
Something - Frank Sinatra
Something - Elvis Presley
Something - Gilberto Gil
Something - Shirley Bassey
Something - Joe Cocker
Sun King - Bee Gees
The Fool On The Hill - Sérgio Mendes & Brasil '66
The Fool On The Hill - Gal Costa
The Fool On The Hill - Rita Lee
The Long And Winding Road - Leo Gandelman
The Long And Winding Road - Zizi Possi
Ticket To Ride - Carpenters
Tomorrow Never Knows - Violeta de Outono
Two Of Us - Zélia Duncan & Os Britos
We Can Work It Out - Celso Blues Boy
We Can Work It Out - Stevie Wonder
With A Little Help From My Friends - Joe Cocker
With A Little Help From My Friends - Sérgio Mendes & Brasil '66
With A Little Help From My Friends - Santana
With A Little Help From My Friends - Wet Wet Wet
Yesterday - Frank Sinatra
Yesterday - Elvis Presley
Yesterday - Ivan Lins
Yesterday - Ray Charles
Yesterday - Roupa Nova
Yesterday - Zizi Possi
Yesterday - Bob Dylan
 
 

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O Primeiro Single

A gravação do primeiro single dos Beatles foi feita no Estúdio 2
da EMI, entre 19 e 22hs do dia 4 de setembro de 1962. John
ficou com a gaita deixando Paul no vocal principal. Paul cometeu
alguns erros por estar cantando a música sózinho pela primeira 
vez, e a bateria de Ringo não agradou muito. Mesmo assim, Martin
aprovou e marcou uma nova sessão de gravação para a semana
seguinte, quando o grupo então gravaria a música que ocuparia o
lado 2 do single.

No dia 11 de setembro, os Beatles prosseguiram nas gravações 
desse primeiro single.

No início da sessão, George Martin anunciou que escolhera "PS
I Love You" para o lado 2 do disco, e que convocara o músico de
estúdio Andy White, percurssionista profissional que tocaria bateria
no lugar de Ringo, condenado apenas às maracas em "PS I Love You"!, e ao pandeiro na regravação de "Love Me Do".Ringo ficou
bastante desapontado, mas mesmo assim o trabalho realizado foi
bastante proveitoso. Paul fez um ótimo vocal nas duas músicas.
Andy White fez um trabalho bastante criativo, mas mesmo assim
o arranjo de "Love Me Do" ficou basicamente o mesmo.

John conseguiu permissão para que aproveitassem o tempo para
gravar também uma nova música sua, "Please Please Me". George
não gostou do ritmo lento, ao estilo Roy Orbinson, e a música 
ficou arquivada por enquanto. Apesar do ótimo trabalho de Andy
White, Martin preferiu utilizar a primeira versão de "Love Me Do"
no single, dando então a Ringo boas razões para não sair do grupo.


O mês de outubro de 1962 entrou para a história da música popular
como o marco do início de toda uma revolução, com o lançamento
do single "Love Me Do"/"PS I Love You" no dia 5.


Brian Epstein estava disposto a vencer de qualquer maneira. Encomendou para sua loja 10.000 cópias de "Love Me Do" à
Parlophone. Era quanto um grupo precisava vender para chegar à
parada nacional das "Vinte Mais". E, embora os fãs de Liverpool
prestigiassem e os Beatles chegassem ao primeiro lugar na "Top
Twenty" do Mercey Beat, a maioria dos 10.000 discos ficou fechada em caixas de papelão nos fundos da loja de Brian..


Em Londres, George Martin tentava levar adiante o seu Projeto
Beatles: "Não achei "Love Me Do" particularmente brilhante, mas
fiquei entusiasmado com as reações do público aos Beatles e ao
seu som. O que precisávamos agora era um bom segundo disco
para eles." Martin havia achado uma canção que, em sua opinião,
tinha tudo para estourar nas paradas: "How Do You It"...
 

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

George Martin

George Martin, aos 36 anos, conhecia todos os macetes da profissão. Filho de carpinteiro, frequentou um colégio jesuíta, aprendeu piano de ouvido e aos 16 anos já liderava uma orquestra de dança na sua escola, em Kent. Saiu da guerra com a patente de tenente e sem emprego. Passou anos na Guildhall School of Music. estudando oboé, mas nunca foi muito longe como instrumentista, tocando em teatros ou em coretos nos parques de Londres. Em 1950 graças a seus conhecimentos musicais, foi contratado como assistente para a  divisão de jazz e clássicos da Parlophone. Ele recorda: " A Parlophone era um primo pobre, naqueles dias, comparado com os figurões da EMI, da HMV e da Columbia".Aos poucos, George foi se destacando, inovando principalmente na área dos discos satíricos e de comediantes. Entre outros, gravou Peter Sellers. Começou a mania do skiffle e depois a do rock. Foi sua busca incansável de um grupo de sucesso para a Parlophone que Martin ouviu os Beatles no Estúdio 3 da EMI em Abbey Road em 6 de junho de 1962. Os rapazes cantaram "Love Me Do", "PS I Love
You", "Ask Me Why", "Hello Little Girl" e "Besame Mucho".
Martin escolheu as duas primeiras para gravar dali a três meses,
embora a música não o impressionasse muito: "Fiquei interessado
por eles como pessoas. Achei que não teria a perder se os contratasse, embora não tivesse a menor idéia do que fazer com



eles, nem do tipo de canção que poderiam gravar.".

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Teste Na Gravadora Decca - Janeiro de 1962

Brian Epstein, através de seus contatos, conseguiu com que o assistente do diretor de A & R (Artistas & Repertórios), Mike
Smith, marcasse uma ida à Liverpool para assistir ao show dos
Beatles no Cavern, com vistas a um contrato de gravação. Mike
Smith foi ao Cavern no dia 23 de dezembro de 1961 e gostou do
que viu, mas o máximo que pode fazer foi marcar uma audição
para o mais breve possível, dispondo dos estúdios no feriado de
1 de janeiro de 1962.

Os Beatles estavam nervosos, irritando-se com a insistente luz
vermelha, e Paul acabou desafinando em algumas músicas. Ao final
das gravações, às 14 horas, quinze músicas haviam sido gravadas, e
todos estavam calmos e satisfeitos.

"Like Dreamers Do" (Lennon & McCartney), vocal: Paul
"Money", vocal: John + Paul e George
"Till There Was You", vocal: Paul
"The Sheik Of Araby", vocal: George
"To Know Her Is To Love Her", vocal: John + Paul e George
"Take Good Care Of My Baby", vocal: George + Paul e John
"Memphis, Tennessee", vocal: John
"Sure To Fall", vocal: Paul + John e George
"Hello Little Girl" (Lennon & McCartney), vocal: John + Paul e George 
"Three Cool Cats", vocal: George + John e Paul
"Crying,Waiting,Hoping", vocal: George + John e Paul
"Love Of The Loved", vocal: Paul
"September In The Rain", vocal: Paul
"Besame Mucho", vocal: Paul
"Searchin", vocal: Paul + John e George


Finda a audição, Mike Smith avisou que eles deveriam aguardar
uma resposta em breve.


Em março, Dick Rowe da Decca Records disse a Brian que "conjuntos de guitarras estavam fora de moda", razão pela qual
os Beatles foram rejeitados. Brian não se abateu e respoindeu que
eles seriam mais famosos que Elvis Presley
 
 

Brian Epstein

Um certo Brian Epstein, ator frustrado, decorador frustrado, pintor
frustrado, 27 anos, proprietário e administrador meticuloso da cadeia de lojas NEMS, de discos e eletrodomésticos. Brian tem um hobby, uma mania: não deixar nenhum freguês sem atendimento. E não deixar sem rigorosa verificação cada pedido. "Eu achava que, se mais de três pessoas pediam um disco, é porque devia valer algo." Para cada pedido, ele amarrava um barbante num quadro de avisos. E um dia percebeu que já tinha mais de 10 barbantes ligados ao nome Beatles e ao disco "My Bonnie", da Polydor alemã. Só que ele não tinha a menor idéia que diabo era aquilo (apesar de ter uma coluna de indicação de discos no Mersey Beat. Liverpool já tinha suas maracutaias, como se pode ver).

Por isso, um dia, o sofisticado Brian, vai ao Cavern Club. E fica fascinado. "Não eram muito arrumados, nem muito limpos. Fumavam, comiam e viraram as costas no palco. Mas era evidente
que havia uma enorme excitação. Eles irradiavam um magnetismo
pessoal." "Brian adorava lugares sujos, barra pesada", diz seu amigo Nat Weiss. "E é claro que ele era homossexual. Acho mesmo
que este foi o motivo principal para ele querer empresariar os Beatles. Ele se sentiu atraído por John, desde a primeira vez que o
viu. Brian era a única pessoa que dominava John". E pode ter havido outro motivo: "Eu morria de tédio e frustração. Estava procurando um hobby. Os Beatles me pareceram uma saída. E eles
também estavam cheios de Liverpool, queriam se expandir."

Mais uma vez, um encontro de forças exatas, como costuma acontecer. Em dezembro de 1961, um acordo é selado entre Brian e
os Beatles. Foi uma decisão demorada, do lado dos Beatles. Eles não estavam prontos, diziam. Mas um dia John entrou pela loja de
Brian: "Está certo, Brian emprese-nos." O contrato só foi assinado
pelos quatro, não por Brian. E este fundou uma empresa, a NEMS





Enterprises, para administrá-los. E começou a batalha.

The Beatles & Tony Sheridan - Alemanha 1961






No dia 13 de maio de 1961, o produtor e maestro Bert Kaempfert (da Deutsche Grammophon), contrata os Beatles para acompanhar o crooner do Top Ten Club, o inglês Tony Sheridan, numa série de gravações para a Polydor. Tony Sheridan, fotocópia do ideal pop desses dias: Cliff Richard.

Assim, ainda naquele mês, os Beatles entram num estúdio improvisado no palco de uma escola e gravam as seguintes músicas:
"My Bonnie", "When The Saints Go Marchin' In", "Why", "Ain't She Sweet" e "Cry For A Shadow".


Tony Sheridan cantas as três primeiras, e John tem a oportunidade de gravar o vocal principal escolhendo "Ain't She Sweet". No final,
Bert Kaempfert permite que uma quinta música seja gravada, um
tema instrumental de guitarras composta por George e John. O
O single "My Bonnie/The Saints" saí somente na Alemanha, em junho, pela Polydor, creditado a "Tony Sheridan And The Beat Brothers", Beatles não soava bem em alemão, pois lembrava o termo "peedles", gíria de mau gosto utilizada para o órgão sexual masculino. O disco não faz sucesso algum, ao contrário de "Stand
By Me" de Ben E.King, que dominava as paradas naquela época.