Rubber Soul é o sexto álbum lançado pelos Beatles. Foi gravado aproximadamente em quatro meses e lançado em 1965 sendo produzido por George Martin.
É citado por muitos críticos de música como o álbum em que os Beatles
começaram a tornar seu som mais eclético e sofisticado. Este álbum está
na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.
Naquela altura, depois de amenizada a força primitiva do Rock, com a explosão do folk-rock e da surf music,
cada grupo passou a utilizar-se de todas as potencialidades que os
estúdios de gravação podiam oferecer. Os próprios Beatles superaram sua
fase adolescente, passando pelas brincadeiras colocadas em filmes por Richard Lester,
até o profundo universo poético que começaram a desenvolver com o álbum
Rubber Soul. Realizaram então verdadeiras "rupturas", como a letra
surrealista e o uso do sitar
em "Norwegian Wood", o lirismo de "In My Life" e "Michelle", a solidão
pungente de "Nowhere Man", enfim, Rubber Soul foi considerado o mais
inovador álbum de rock lançado até então.
Paul McCartney conta que fizeram uma sessão de fotos para a capa do álbum. Quando acabaram o fotógrafo começou a passar as fotos em um slide,
e ao deixar uma das fotos cairem no slide, dando-a um efeito
distorcido, despertou o interesse dos Beatles. Nesse mesmo momento eles
escolheram o nome, Rubber Soul (Alma de Borracha).
Foi a primeira vez que um álbum dos Beatles teve capa e nome semelhante no Reino Unido e nos Estados Unidos.
Antes de Rubber Soul, nos Estados Unidos, a gravadora lançava seus
álbuns com nomes, capas e seleção de músicas diferentes. Porém o Rubber
Soul americano tinha uma seleção de músicas um pouco diferente da versão
britânica. Trazia duas músicas do álbum anterior (Help!) e não
trazia quatro músicas do Rubber Soul britânico. As músicas que não foram
incluídas no Rubber Soul americano foram mais tarde lançadas no álbum Yesterday...And Today. Nos Estados Unidos, o álbum vendeu 1,2 milhões de cópias em nove dias após seu lançamento.
Praticamente na mesma época do lançamento do álbum, foi lançado um single que trouxe duas músicas de grande sucesso, "We Can Work It Out" e "Day Tripper".
"We Can Work It Out" foi composta por John e Paul e tornou-se na época a
que mais tempo levou para ser gravada (12 horas). O single se tornou o
que mais rapidamente se vendeu, superando o single da música "Can't Buy Me Love" que tinha o recorde anteriormente.
"Drive My Car" foi escrita por Paul com uma contribuição de John em
algumas partes. Paul chegou aos estúdios da Abbey Road com uma letra que
dizia : "I Can Give You Golden Rings, I Can Give You Anything." (ou seja, "eu posso te dar anéis de ouro, eu posso te dar qualquer coisa"), John vetou a letra por lembrar uma canção de Paul feita anteriormente, "Can't Buy Me Love". Com letra nova surgiu "Drive My Car". Paul explicou: - "A verdade é que não entendo muito de carros. Quando tenho de ir a um mecânico, fico confuso e digo a ele "Bem...hum...eu acho que...não tá muito legal".
John escreveu "Nowergian Wood" embora tenha tido a colaboração de
Paul em algumas partes. A letra era inspirada em uma relação
extraconjugal de John, na época casado com Cynthia Lennon. George usou
um instrumento indiano pela primeira vez em uma música, o sitar. George
estava estudando música indiana na época, acabou comprando um sitar e a
usou pela primeira vez em uma música de rock. Foi mais uma música de
John composta com influênica de Bob Dylan. "Nowhere Man" outra canção de John, tem uma letra mais filosófica.
"The Word" foi escrita por John e Paul e segundo eles sob influência da maconha.
Paul escreve sobre a crise em seu namoro com Jane Asher em "You Won't
See Me". Jane na época não retornava suas ligações telefônicas,
ignorando-o. Paul também escreve sobre ela em "I'm Looking Through You".
Nesta música, Paul chegou a gravar guitarra, coisa que ele só passou a
fazer com frequencia nas músicas dos álbuns futuros."Michelle" é mais
uma balada de Paul, com algumas frases em francês.
Após a separação dos Beatles, John disse que compôs praticamente
sozinho com uma pequena contribuição de Paul a música "In My Life", Paul
no entanto disse que ajudou na composição do começo ao fim. George
Martin toca piano ao estilo barroco nessa faixa.
"Run For Your Life" é uma composição de John baseada na música "Baby Let's Play House" de Elvis Presley.
Muitos não se aperceberam da grande influência da música grega neste
álbum, notadamente nos "pizzicatos" de violão, na música "Girl". Também
na introdução de "If I Need Someone". Também em "I'm Looking Thought
You". Também em "Michelle".
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